A luteria Rolim


A LUTERIA ROLIM

O luthier Jair Rolim trabalhou certo tempo em uma fábrica de violinos na cidade de Taquarituba-SP.
Após desligar-se dessa empresa, resolveu construir instrumentos de melhor qualidade e formou parceria com outro entusiasta, Antonio Marcolino, que juntos criaram a ROMA – Rolim & Marcolino e, certo tempo depois, definiu-se como ROMA Indústria e Comércio de Instrumentos Musicais.
Com o crescimento do mercado e conseqüente aumento da produção, a qualidade na visão de Jair Rolim, ficou estagnada. Não era isso que ele queria.
Após desencontros de idéias e ideais, resolveu desligar-se para fundar sua própria empresa, a ROLIM-SOM Indústria e Comércio Ltda.
No ano de 1991, com consultoria do luthier Vlamir Devanei Ramos ( atual professor de Luteria do Conservatório de Tatuí ), buscou otimizar e diversificar a produção, com utilização de conhecimentos científicos, materiais diferenciados, madeiras importadas e utilização de técnicas européias tradicionais que fugissem da industrialização para produção de instrumentos apenas comerciais.
Foi um enorme salto, que em curtíssimo tempo abriu um novo mercado no Brasil e conquistou a preferência de músicos e professores das mais respeitadas instituições de ensino de música do país, entre elas, o Conservatório de Tatuí, Escolas tais como: Colégio Evangélico de Ivoti, Instituto Portal do Sol, Colégio Evangélico Augusto Pestana, Banda de Concerto da FEVREem Volta Redonda, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra de Dourados M/S, Associação Filarmônica Joseense, Músicos profissionais e famosos, entre muitos outros.
Trilhando seu próprio caminho, a ROLIM teve seus instrumentos espalhados por lugares os mais diversos e em todos os níveis, e foi assim que estes chegaram às mãos do mestre Sandrino Santoro R/J, que reconhecendo e aprovando a qualidade construtiva e acústica, tornou-se um colaborador voluntário, elevando ainda mais a qualidade de alguns de nossos produtos.

A ROLIM-SOM

Hoje, o idealismo de Jair Rolim se tornou realidade, a empresa conquistou solidez de mercado e, com uma gama extensa de instrumentos a oferecer em todos os níveis de exigência, tem seus instrumentos em várias orquestras, escolas de música e até fora do país, com reconhecimento dos mais conceituados profissionais.


Como funciona nossa fabricação?

Muitos se perguntam: Mas instrumentos de fábrica são ruins? Madeiras nacionais não são indicadas para construir instrumentos? São feito em grande escala, todos iguais?

Pessoal, eu vou deixar aqui explicado como funciona a NOSSA FABRICAÇÃO.

Trabalhamos sim com madeiras nacionais: Pinho araucária, Grevilhea, Caxeta, ipê, caviúna, Pau Brasil.
As madeiras nacionais antes de tudo foram estudadas e testadas e tem sim indíce acústico semelhante as madeiras tão comentadas e famosas como o Abeto e Acero. Por isso pensando em um custo menor, sim utilizamos sem medo e apostamos muito nelas.

Um violino não é feito em si só de madeira, ele precisa ter um conjunto de boas referências: A madeira, planejamento, medidas corretas, o verniz, o acabamento, os ajustes, Cordas .....Se você ter o bom de tudo isso você consegue sim, um violino muito bom nacional, assim que nós trabalhamos. De nada adianta você ter um violino de madeira: Abeto e Acero se o verniz dele não é indicado, é um verniz de casca grossa no qual bloqueia todo o som que a madeira poderia transmitir.

Nossos instrumentos de fábrica são semi artesanais, ele não é feito totalmente a mão e também não se utiliza total maquinários, em média é que mais de 85% dele é feito a mão, muito pouco se usa máquinas, cada um é trabalhado separadamente, de uma vez só, trabalhamos por remessa pequena e não em grande escala, e em geral cada instrumento já tem seu dono pois trabalhamos por encomenda e raramente temos a pronta entrega. Nossos instrumentos não todos iguais, são únicos e cada um com sua personalidade, tem o som aberto e limpo e de fácil afinação, até o mais simples.
A pestana, o cavalete, a alma vai tudo ajustado nas medidas tradicionais da Luteria. Temos uma equipe pequena aqui pois não é fácil encontrar mão de obra para instrumentos que de começo são rústicos e ao fim da fabricação tão delicados. A fase de acabamento é muito demorada. As vezes há atrasos nos prazos de entrega. O tempo chuvoso e úmido atrapalha a fase de pintura, acaba ficando mais demorada. Mas tudo feito com calma, qualidade e capricho. Temos mais de 20 anos no mercado, mais de 20 anos construíndo para Escolas, Orquestras, Igrejas, clientes particulares, etc... e com clientes satisfeitos.

O Luthier aqui, O Sr. Jair Rolim, acompanha, supervisiona e trabalha na construção, e faz os ajustes finais.

Temos vernizes diferentes: Nitrocelulose, Goma Laca (Álcool) e á óleo.
Temos violinos de fábrica semi artesanais, de oficina e de Luteria.
Temos um arsenal de madeiras que você cliente pode escolher.
Temos uma variedade de cores, principalmente nos vernizes nitrocelulose.
Temos modelos originais  em que mudam madeiras, vernizes, acessórios...
Temos plantas (molde) variados: Stradivarius, Guarnerius e Amati. Nossa técnica de construção é Italiana, seguindo todas as medidas e parâmetros da Luteria.

Enfim temos como montar um violino como o cliente quer, dependendo da sua necessidade, ou da faixa de preço que ele quer , onde ele vai tocar...

Enviando e-mail podemos conversar melhor e posso tirar qualquer dúvida que o cliente tiver, combinamos tudo, a cor do instrumento, o modelo, valores e prazo de envio, a cor do case, a mudança de cordas se ele assim preferir.

Além de um instrumentos de qualidade, você tem bom atendimento, respondo os e-mails o mais rápido possível,  pré e pós compra assim como o acompanhamento até seu instrumento estar pronto.

42 comentários:

  1. ola me chamo Nelson, voces poderiam me mandar o catalogo com os preços ,,,, obgd
    meu email é netonascinelson@gmail.com obgd

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Sandro, me enviem o catálogo de viola de arco, preciso de uma viola pro meu filho de 12 anos, ele começou a estudar a três semanas e precisa do instrumento pras aulas práticas. Meu e-mail: fabiosbn@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!

    Poderia me enviar o catalogo de Violinos?

    gsdf.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde . me envia o catálogo do Violino envelhecidos e violas envelhecidas . e violon cello envelhecido . email . leandroholouka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho interesse em adquirir um violino. Por favor me mande o catalogo de modelos e preços. rafael-rodrigo@uol.com.br

    ResponderExcluir

  6. Olá, tenho interesse em adquirir uma viola. Por favor me mande o catalogo de modelos e preços. Luiz .email oversor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola,tenho interesse na viola queria saber o preço. pabloplascar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. boa tarde, poderia enviar o catalogo completo para c162752@gmal.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, poderia me enviar por e-mail catálogo completo dos contrabaixo: leoacustic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos, tenho um violino Rolim há 3 anos, é afinadíssimo indico para qualquer pessoa, além de bonito visualmente a afinção é muito boa e o instrumento é bem leve. INDICO.

    ResponderExcluir
  11. Me envie por favor o catálogo de violinos estou pretendendo encomendar um

    ResponderExcluir
  12. Olá, me chamo Jônatas ! poderia me enviar o catalogo de preços para violoncelo e de violoncelos ?
    Meu E-mail é: A.messiasfranco@gmail.com
    Desde já agradeço, parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  13. Olá me chamo paulo, por favor me mande o catalogo e preços de violinos por favor. me informe tambem o prazo para encomenda.

    paulo@marmorariamarcondes.com.br

    ResponderExcluir
  14. bom dia meu nome é Alexandre , voçês podem mandar o catalogo e os preços dos violinos
    alexandrecello10@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, me chamo Rosilene e comprei um violoncelo, mas ele desafina muito e gostaria de saber se vcs dão uma olhada nele,as cravelhas são bastante duras... até estourou a corda dó,se vcs vendem arco avulso, cordas.... meu e-mail é rose_itabuna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. me mandem tbm o catalago com os preços dos Cellos, e-mail rose_itabuna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Gostaria de adquirir um violino inteiramente de madeira Nacional. Qual o valor que sai um desse....ivozucato@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. boa tarde meu nome e rogerio tenho um violino rolim 4/4 gostaria de saber suas especificações tipo de madeira ano de fabricação e etc ... dentro dele tem uma etiqueta com a descrição SERIE AI TAM 4/4 N 3209 ficarei muito agredecido se responderem meu e mail rogeriogua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. nilton.sjp@hotmail.com
    Gostaria de receber o catalogo
    Tenho interesse no violino modelo profissonal orquestra, com acessorios e com um bom encordoamento. Queria saber se é possivel ne cor vermelho brilhante sombreado?
    Tenho pressa em adquirir esse violino.
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, poderia me enviar o catálogo de modelos e preços dos violinos,estou precisando comprar. paulocassaut23@gmail.com ou paulocassau@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Boa noite poderia me enviar o catálogo de Violino carlosalberto1996bitencourt@gmail.com.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Eu tenho interesse em olhar uns violinos e o preço dos mesmos! Pedi o catálogo por e-mail mas não recebi! Teria como me mandar! samuel_pereira01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Estou ancioso para conhecer o atelier Rolim, e ver de perto essas maravilhas, sou violinista Há 15 anos, trabalho com casamentos e eventos com uma grande equipe musical, @AllegroCerimonial musicos para casamentos e eventos.

    ResponderExcluir
  24. Tatiana Karina Fendrich28 de junho de 2019 às 10:54

    ola´podem me encaminhar catalogo, valor? quero adquirir um violino... aguardo.
    fendrich@tatianaimoveis.com.br

    ResponderExcluir
  25. ola´podem me encaminhar catalogo de violinos, por favor. naldinhopires2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, possuo um violino ROLIM 4/4 no. 1569 excelente instrumento. Gostaria de receber catálogo de violinos e violoncelos, por gentileza. alessandro.storck@yahoo.com.br Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. QUAL O VALOR VIOLINO 4/4 PARA ENTREGAR EM BETIM MG E QUAL O PRAZO DE ENTREGA , DESEJO PRESENTIAR MEU FIHO CCB EM 09 DE AGOSTO DE 2019 , SERIA POSSIVEL , PAGTO A VISTA VIA CARTAO

    ResponderExcluir
  28. bom dia, poderia enviar o catalago ? agradecida. email: thays.silva.dias@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, me chamo Cristiano.
    Gostaria de receber catálogo de violas e preço.
    Obrigado.
    E-mail cf72359@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde! Tenho interesse em comprar violino 4/4 .Pode me enviar o catálogo por e-mail ? Teria como me mandar! email: dasilvavicentemara@gmail.com

    Responder

    ResponderExcluir
  31. Boa noite gostaria de receber um catálogo quero comprar um violino 4/4.

    joaobatistec@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Por gentileza o catálogo com modelos e valores.
    luciani_sc@hotmail.com Ou nutrilusc@gmail.com

    Desde já agradeço imensamente

    ResponderExcluir
  33. Poderia me enviar o catálogo de preço? Gostaria de dar de presente para minha filha de 19 anos. ela estudou violino durante 8 anos. qual seria o mais recomendado?

    grata

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. Sou Marco Aurélio. Estudei violino há 50 anos atrás. Quero voltar novamente ao estudo. Quero comprar um violino. Favor mandar catálogo violino Rolim orquestra e Rolim fosco.
    Qual prazo de entrega?
    Email: marcoaureliofarias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho interesse em adquirir um violino, mas gostaria de indicação de um violino para iniciante. Por favor me mande o catalogo de modelos e preços.
    ale_correi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde gostaria de comprar um violino gostaria do catálogo e como é feito a compra . Obrigado. Email: ligiamaciel.lm@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Quero comprar "VIOLINO ROLIM ORQUESTRA PROFISSIONAL 4/4 - Envelhecido Brilho - Tampo Inteiriço + Espaleira + 4 micro afinadores" com Arco de crina, Breu e Estojo. Como fechar negócio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Por favor deixe seu e-mail ou Celular para que possamos entrar em contato.
      Obrigada.

      Excluir
  38. Boa noite...meu nome é Silvério Neto
    Gostaria de receber um catálogo de violoncelo...sou de Minas Gerais
    silveriomarianetto@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa noite!
    Possuo um violino Roma, passado de geração em geração.
    Possui número de série, gostaria de saber qual a possibilidade de me passar alguns dados sobre ele, tipo: qual a madeira usada na fabricação, qual o ano que foi fabricado e se há algum registro desse violino.
    Ganhei do meu pai há 5 anos, e já está na família há aproximadamente 21 anos.
    meu contato se puderem me ajudar: rafaelhcribeiro@hotmail.com
    grato pela atenção, e que DEUS vos abençoe.

    ResponderExcluir
  40. Quero comprar um violino Rolim. Por favor me enviem o catálogo para jacksonmmorpg@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Boa noite. Pode me mandar os modelos de viola de arco?
    Meu email é ellenvieira.c@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário: